Osteoporose: rastreamento de perda óssea
A força dos ossos é medida com base em sua densidade. Ou seja, na espessura do tecido ósseo. Densidade óssea alta significa ossos com menos probabilidade de quebrar (fratura). Se você tiver um risco de perda óssea, o seu médico pode encaminhar você para um exame de densitometria óssea.
Exame de densitometria óssea
O exame de densitometria óssea é seguro, rápido, fácil e indolor. Ele consegue detectar a osteoporose antes que uma fratura ocorra. Também consegue medir a resposta ao tratamento. Existem vários tipos de exame que você pode realizar. Eles incluem:
-
Exames primários. São usados para rastreamento e diagnóstico. Medem a densidade do quadril e da coluna. O principal exame é uma radiografia especial chamado de absorciometria de raios X de dupla energia (DEXA). A DEXA é o exame de densitometria óssea padrão.
-
Exames secundários. São usados para rastreamento. Medem a densidade do dedo, pulso, joelho, perna ou calcanhar. Um exame secundário comum é o ultrassom quantitativo (USQ). Porém, o USQ não é tão preciso quanto a DEXA.

Quem precisa realizar esses exames?
-
Todas as mulheres menopausadas com menos de 65 anos e com 1 ou mais fatores de risco além da menopausa
-
Todas as mulheres de 65 anos ou mais
-
Mulheres após a menopausa com fraturas
-
Mulheres que estejam considerando tratamentos para a osteoporose
-
Mulheres que estejam fazendo terapia hormonal há muito tempo
-
Homem ou mulheres com certos problemas de saúde (como diabetes) ou que estejam tomando certos medicamentos (como glicocorticoides ou prednisona) há muito tempo
Locais comuns para o exame no seu corpo
Qualquer osso pode sofrer fraturas. Porém, na osteoporose, alguns ossos sofrem fraturas mais facilmente. Por exemplo, os ossos da coluna, dos pulsos, dos ombros e do quadril. É por isso que os exames de densitometria podem ser realizados em 1 ou mais desses locais do corpo.
Compreendendo os resultados
Os resultados do seu exame podem parecer confusos a princípio. Peça ao seu médico que os explique. Ele comparará a sua densidade mineral óssea (DMO) com a DMO de um osso jovem e saudável. O resultado é chamado de “T-Score”. Os ossos produzem tecido (remodelam-se) a velocidades diferentes. Portanto, um “T-Score” saudável no pulso não significa que a coluna também esteja saudável. É por isso que mais de 1 local do corpo pode ser examinado.
Online Medical Reviewer:
Raymond Turley Jr PA-C
Online Medical Reviewer:
Stacey Wojcik MBA BSN RN
Online Medical Reviewer:
Thomas N Joseph MD
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.