Health Encyclopedia
Search Clinical Content Search Health Library
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Cistos de ovário

Geralmente, um cisto é um saco cheio de líquido, como um pequeno balão de água. Os cistos quase sempre são inofensivos e muitos desaparecem por conta própria. Geralmente, eles crescem lentamente. Eles podem variar em tamanho, desde o tamanho de uma ervilha até maiores do que uma toranja. Muitos não causam nenhum sintoma. Frequentemente, são sentidos apenas durante um exame pélvico. Os cistos ovarianos geralmente não são câncer (benignos).   

Cisto funcional

Um cisto funcional é o tipo mais comum de cisto. Forma-se quando um folículo não libera um óvulo maduro ou continua a crescer após a liberação. Os cistos funcionais geralmente ocorrem em apenas um ovário de cada vez. Eles geralmente encolhem por conta própria em 1-3 meses. Em casos raros, um cisto se abre (ruptura) e causa dor. A dor também pode ser causada pela torção de um ovário que está aumentado devido ao cisto que está crescendo. 

Cisto funcional.

Cisto dermoide

Às vezes, as células que estão presentes desde o nascimento começam a crescer em diferentes tipos de tecido, como pele, gordura, cabelo e dentes. Este tipo de cisto é chamado de cisto dermoide. Os cistos dermoides podem crescer em um ou nos dois ovários. Geralmente, eles não causam nenhum sintoma. Mas se vazarem ou se o ovário se torcer, eles podem causar dor intensa.

Cisto dermoide.

Endometrioma

Às vezes, um tecido semelhante ao revestimento do útero (endométrio) cresce e se torna parte do ovário. Esse tipo de cisto costuma ser chamado de cisto de chocolate por causa de sua cor marrom-escura. Esses cistos podem crescer em um ou nos dois ovários. Eles costumam causar dor, especialmente na menstruação ou durante a relação sexual.

Endometrioma.

Cistadenoma benigno

Se a cápsula ao redor do ovário crescer, ela pode formar um cistadenoma. Esses cistos podem crescer em um ou nos dois ovários. Geralmente, se forem pequenos, não causam nenhum sintoma. Mas, se ficarem grandes, eles podem pressionar os órgãos próximos aos ovários, causando dor. Eles também podem causar dor ao esticar a cápsula ovariana. Um cisto que empurra a bexiga pode causar micção frequente. Às vezes, esses cistos se rompem e sangram.

Cistadenoma benigno.

Cistos cancerosos (malignos)

Esses cistos podem invadir outros tecidos ou se espalhar para outras partes do corpo.

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.
Powered by Krames by WebMD Ignite
About StayWell | Terms of Use | Privacy Policy | Disclaimer