Síndrome metabólica: o seu risco de doença crônica
A síndrome metabólica é uma condição que coloca você em alto risco de ter problemas de saúde graves (crônicos) de longa duração. Não é uma doença. Você não apresenta sintomas. Ao contrário, a síndrome metabólica é quando você tem 3 ou mais entre 5 fatores de risco. Você pode adotar medidas para controlar esses fatores. Isso ajudará a reduzir o seu risco de problemas de saúde crônicos. E melhorará sua saúde.

O que é a síndrome metabólica?
A síndrome metabólica é um grupo de fatores de risco. Ter apenas 1 desses fatores aumenta suas chances de ter um problema de saúde. Cada fator adicional aumenta ainda mais essas chances. Essas são coisas que o seu médico pode mensurar. Os fatores de risco são:
-
Peso, principalmente em volta da cintura (obesidade abdominal)
-
Nível de gorduras (triglicerídeos) no sangue
-
Nível de colesterol HDL (bom)
-
Pressão sanguínea
-
Nível de açúcar no sangue
Converse com o seu médico sobre os seus resultados. Pergunte o que significam.
Síndrome metabólica e doença crônica
Estudos revelam que a síndrome metabólica está associada a vários problemas de saúde crônicos. Incluindo doença cardíacas, AVC e diabetes. Uma pessoa com síndrome metabólica:
-
tem 5 vezes mais chances de ter diabetes do tipo 2
-
tem 2 vezes mais chances de ter doença cardíaca
-
tem 2 a 4 vezes mais chances de ter um AVC
-
tem 3 a 4 vezes mais chances de ter um ataque cardíaco
-
tem 5 vezes mais chances de ter problemas leves de raciocínio (deficiência cognitiva)
-
tem 2 vezes mais chances de desenvolver doença renal crônica
A síndrome metabólica também duplica seu risco de morrer em decorrência das causas acima.
Síndrome metabólica e doença cardíaca
Caso tenha síndrome metabólica, é mais provável que as artérias que enviam sangue ao seu coração se tornaram estreitas ou bloqueadas por depósitos de gordura chamados de placas. Isso acaba diminuindo a quantidade de sangue e oxigênio que chega ao coração. E causa dor no peito (angina) ou ataque cardíaco.
Síndrome metabólica e diabetes
Um sinal da síndrome metabólica é um nível mais alto de açúcar (glicose) no sangue. Isso também pode ser um sinal de pré-diabetes. Quando você tem pré-diabetes, seu risco de diabetes aumenta. Diabetes é quando o seu corpo não consegue produzir insulina suficiente. Ou o corpo não usa a insulina normalmente. O diabetes do tipo 2 é uma doença metabólica.
Síndrome metabólica e AVC
A síndrome metabólica aumenta o seu risco de AVC. Um AVC isquêmico é quando as artérias que enviam sangue ao cérebro são estreitadas ou bloqueadas. Um AVC hemorrágico pode ocorrer em caso de pressão alta e diabetes. Com o tempo, a síndrome metabólica também aumenta seu risco de comprometimento cognitivo leve.
Como tratar a síndrome metabólica?
Como ela aumenta o risco de problemas mais graves em longo prazo (crônicos), o tratamento é importante. Ele se foca em controlar os fatores de risco. Geralmente, inclui mudanças no estilo de vida. Essas mudanças focam-se em 3 aspectos principais:
-
Perda de peso. Cada quilo perdido é bom para o corpo e para o coração. Perder peso ajudará a melhorar os seus níveis de colesterol e triglicerídeos. Também reduzirá a sua pressão sanguínea. E melhorará o seu nível de açúcar no sangue.
-
Comer alimentos mais saudáveis. Fazer boas escolhas nutricionais ajuda a melhorar seus níveis de colesterol, pressão e açúcar no sangue. Escolhas saudáveis também ajudam a controlar o peso.
-
Ser mais ativo. Ser ativo é uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu coração. Quando combinada com uma alimentação correta, a atividade física ajuda a eliminar os quilos extras. Ser ativo ajuda a reduzir o açúcar no sangue e aumentar os níveis de HDL.
Também é muito importante não fumar. E o seu médico pode receitar medicamentos. Eles servem para ajudar a controlar o colesterol, a pressão ou o açúcar no sangue. Os medicamentos funcionam melhor quando combinados com perda de peso, dieta mais saudável e mais atividade. Se lhe forem receitados medicamentos, saiba o que você está tomando. Tome-os conforme instruído.
Você pode fazer algo agora para ajudar a reduzir seu risco de problemas de saúde crônicos. Tome as rédeas da sua vida. Faça mudanças que ajudem a proteger seu corpo e evitar problemas graves.