Health Encyclopedia
Search Clinical Content Search Health Library
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Tudo sobre o controle do colesterol

Esta folha informa como o colesterol afeta a sua saúde. Ela explica como medicamentos e mudanças no estilo de vida podem ajudar a melhorar os níveis de colesterol.

Médico segurando um tablet, conversando com uma mulher.

Entendendo o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) que é transportada no sangue. O corpo produz colesterol no fígado. A pessoa também a obtém de alguns alimentos. O corpo precisa de algum colesterol para ter uma boa saúde. No entanto, colesterol em excesso pode resultar em seu acúmulo nos vasos sanguíneos, se transformando em placa.

A placa é uma substância gordurosa. Com o tempo, a placa pode estreitar e endurecer os vasos sanguíneos. Isso reduz ou bloqueia o fluxo sanguíneo nesses vasos. Isso é conhecido como aterosclerose. Ela aumenta o risco de ataque cardíaco, AVC e outros problemas de saúde. Colesterol alto no sangue é um fator de risco para aterosclerose.

Tipos de lipídios no sangue

O sangue tem três gorduras principais (lipídios):

  • LDL (lipoproteína de baixa densidade). Conhecida como colesterol ruim. Ele majoritariamente transporta colesterol para as células do corpo. O excesso de LDL se acumula nas paredes das artérias. Isso aumenta o risco de doença cardíaca e AVC.

  • HDL (lipoproteína de alta densidade). Conhecida como colesterol bom. Esse invólucro proteico coleta o excesso de colesterol que o LDL deixou nas paredes dos vasos sanguíneos. É por isso que níveis elevados de HDL podem reduzir o risco de doença cardíaca e AVC.

  • Triglicérides. O corpo usa essa forma de gordura para armazenar energia. Assim como o colesterol LDL, essa gordura pode causar o acúmulo de placa nos vasos sanguíneos.

Realizar exames de colesterol

Você descobre os níveis de lipídios no sangue fazendo um exame de sangue. Pode ser necessário não comer (jejuar) antes de fazer esse exame. Pode ser necessário verificar os níveis de colesterol em intervalos regulares. Isso é para ver se você está alcançando os seus objetivos de colesterol. Certifique-se de saber com que frequência realizar os exames.

Entendendo os seus riscos à saúde

Além dos níveis de LDL, outros fatores podem colocar a pessoa em alto risco de aterosclerose. Entre eles estão:

  • Diabetes

  • Tabagismo

  • Pressão arterial alta

  • Falta de exercício físico

  • Obesidade

  • Familiares com doença cardíaca precoce (homens com menos de 55 anos e mulheres com menos de 65 anos)

  • Síndrome metabólica

  • Doença renal crônica

  • Doenças inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide

  • Menopausa antes dos 40 anos de idade

  • História de quadros clínicos associados à gestação, como pré-eclâmpsia

  • Etnia (por exemplo, do sul da Ásia)

Também é importante considerar a idade e o histórico de saúde. Converse com o seu profissional de saúde sobre o seu risco pessoal de doença cardíaca e os seus objetivos de tratamento. Certifique-se de entender por que esses objetivos se baseiam no seu próprio histórico de saúde e no seu histórico familiar de doença cardíaca ou no colesterol alto.

Medicamentos para controlar o colesterol

Algumas pessoas podem precisar tomar medicamentos para controlar o colesterol. Isso pode ajudar a prevenir um ataque cardíaco ou AVC. Existem vários tipos de medicamentos. Cada tipo controla o colesterol de forma diferente. Seu profissional de saúde prescreverá o tipo que for melhor para você. Pode ser necessário tomar mais de um medicamento para atingir os objetivos de colesterol. Pergunte ao médico sobre quaisquer efeitos colaterais que seus medicamentos possam causar. Informe ao médico se apresentar algum efeito colateral.

Os principais tipos de medicamentos são:

  • Estatinas. Elas são consideradas as melhores em reduzir o colesterol. Elas fazem isso impedindo que o corpo produza colesterol. Isso então diz ao fígado para remover o colesterol do sangue. Isso reduz o colesterol LDL. Ela pode até remover colesterol da placa. Benefícios: As estatinas reduzem o colesterol LDL. Elas elevam levemente o colesterol HDL e reduzem os triglicerídeos.

  • Inibidores seletivos de absorção de colesterol. Eles impedem que o corpo absorva o colesterol dos alimentos. Eles podem ser prescritos para serem usados isoladamente. Ou você pode tomá-los com uma estatina. Benefícios: Esses medicamentos reduzem o colesterol LDL. Elas elevam levemente o colesterol HDL e reduzem os triglicerídeos.

  • Resinas. As resinas ajudam a eliminar o colesterol pelo intestino. Elas atuam ligando-se à bile. A bile é uma substância que ajuda o corpo a digerir alimentos. O corpo usa colesterol para produzir bile. Normalmente, a maior parte da bile é absorvida pelo corpo durante a digestão. Mas quando a bile está ligada à resina, ela é removida do corpo. Assim, o corpo precisa produzir mais bile. Para isso, o corpo absorve mais colesterol do sangue. Benefícios: As resinas reduzem o colesterol LDL.

  • Fibratos (derivados do ácido fibrico). Eles são melhores para reduzir a quantidade de triglicérides produzida pelo corpo. Eles não funcionam bem para reduzir o LDL. Benefícios: Os fibratos reduzem as triglicérides. Eles aumentam o colesterol HDL.

  • Niacina (ácido nicotínico). A niacina (vitamina B-3) limita a capacidade do fígado de produzir gorduras no sangue. Consulte o seu profissional de saúde antes de usar niacina de venda livre para problemas de colesterol, pois ela pode não ser regulamentada pela FDA. Benefícios: A niacina aumenta o colesterol HDL. Ele reduz as triglicérides e o colesterol LDL.

  • Ácidos graxos ômega-3. Eles reduzem a quantidade de triglicerídeos que o corpo produz. Eles ajudam a eliminar esses lipídios do sangue. Ácidos graxos ômega-3 são encontrados em muitos alimentos. Eles incluem salmão, outros peixes oleosos e nozes. Seu profissional de saúde pode prescrever esses ácidos graxos em forma de cápsula. Benefícios: Ômegas-3 reduzem os triglicerídeos. (Nota: eles podem aumentar o colesterol LDL em alguns pacientes.) 

  • Inibidores de PCSK9. Esses medicamentos reduzem os níveis de colesterol LDL. Eles fazem isso decompondo as substâncias químicas no fígado que controlam a produção de colesterol LDL. Esses medicamentos são administrados por injeção. Eles são frequentemente usados para pessoas com uma forma hereditária de colesterol alto. Isso é chamado hipercolesterolemia familiar. Benefícios: Esse medicamento ajuda as pessoas com dificuldade em controlar o colesterol com outros medicamentos.

Tomar o medicamento

Tomar o medicamento exatamente conforme orientado. Isso ajudará a funcionar melhor. Aqui estão dicas para tomar medicamentos para colesterol:

  • Informar o seu médico se estiver gestante ou amamentando. Fazer isso antes de tomar qualquer medicamento para colesterol. 

  • Saber quando e como tomar o seu medicamento. Alguns podem precisar ser tomados com alimentos. Outros podem precisar ser tomados com o estômago vazio ou em uma determinada hora do dia.

  • Seguir um cronograma. Experimente o seguinte:

    • Não pule doses ou pare de tomar o medicamento. Isso é importante mesmo que você se sinta melhor ou se seus níveis de colesterol melhorarem.

    • Preparar as coisas para ajudar a lembrar. Por exemplo, incluir o seu medicamento em sua rotina diária. Tomar quando levantar pela manhã ou quando for dormir à noite.

    • Manter um registro do que você toma. Você pode tomar alguns medicamentos diferentes. Em caso afirmativo, uma lista ou gráfico pode ajudar a tomar as pílulas certas no momento certo. Usar uma caixa de comprimidos com dias da semana ou horários do dia para acompanhar.

  • Prevenir interações medicamentosas. Alguns medicamentos e suplementos podem interagir entre si. Isso significa que eles afetam a forma como outros medicamentos funcionam quando tomados juntos. Certifique-se de informar o seu profissional de saúde sobre todos os outros medicamentos que você toma. Isso inclui vitaminas, ervas e medicamentos de venda livre.

  • Saiba como lidar com os efeitos colaterais. Muitas pessoas apresentam efeitos colaterais quando começam a tomar um medicamento. São coisas como dor de cabeça, dores musculares e desconforto estomacal. Os efeitos colaterais devem desaparecer em poucas semanas. Informe seu profissional de saúde sobre quaisquer efeitos colaterais que você apresente. Alguns efeitos colaterais incluem amarelamento dos olhos, visão turva e dificuldades respiratórias. Caso isso ocorra, ligue imediatamente para o seu profissional de saúde.

Tratamento com um estilo de vida saudável

O tratamento do colesterol alto inclui mudanças no estilo de vida. Um estilo de vida saudável é uma parte vital da prevenção de doença cardíaca e AVC. Seu profissional de saúde ajudará você a fazer mudanças no seu estilo de vida, se necessário. As coisas nas quais você pode precisar trabalhar são:

Dieta

Seu profissional de saúde dirá quais mudanças você pode precisar fazer na sua dieta. Pode ser necessário consultar um nutricionista registrado para obter ajuda. Pode ser pedido que você:

  • Comer menos carne com gordura saturada e colesterol

  • Consumir menos sódio (sal), especialmente se você tiver pressão alta

  • Comer mais verduras e frutas frescas

  • Comer proteína magra, como peixe, frango e peru, feijões e ervilhas

  • Comer menos carnes processadas, como frios, salsicha e pepperoni

  • Escolher leite, iogurte e queijo com baixo teor de gordura

  • Usar óleos vegetais e de nozes em vez de manteiga, gordura ou margarina

  • Limitar doces e alimentos embalados, como batata chips, biscoitos e alimentos assados

  • Comer menos fora e não consumir alimentos de fast food

Atividade física

Seu profissional de saúde pode aconselhá-lo a ser mais ativo fisicamente. O exercício físico ajuda a aumentar o colesterol bom HDL do corpo. Seu médico pode aconselhar que você faça exercício físico moderado a intenso por pelo menos 40 minutos por dia, 3 a 4 dias por semana. A quantidade pode variar dependendo da sua saúde. Alguns exemplos disso são:

  • Caminhar em ritmo acelerado, cerca de 3 a 4 milhas por hora

  • Jogging ou corrida

  • Andar de bicicleta ou bicicleta ergométrica

  • Natação ou aeróbica aquática

  • Dança

  • Caminhadas

  • Artes marciais

  • Tênis

Caso você não se exercite há algum tempo, comece lentamente e aumente progressivamente.

Controle de peso

Caso esteja com sobrepeso ou obesidade, o seu profissional de saúde pode lhe orientar a perder peso e diminuir o IMC (índice de massa corporal). Mudar a sua dieta e fazer mais exercício físico pode ajudar. Controlar o número de calorias consumidas é a melhor maneira de perder peso.

Tabagismo

Caso você fume, procure ajuda para parar agora. Pergunte ao seu profissional de saúde sobre medicamentos que podem ajudar a combater o desejo. Inscreva-se em um programa para parar de fumar. Isso pode melhorar as suas chances de sucesso.

Estresse

Aprenda maneiras de ajudá-lo a lidar com o estresse em casa e na vida profissional. Aqui estão algumas ideias:

  • Fazer aulas de ioga. Você pode encontrar aulas nas proximidades ou on-line.

  • Fazer exercício físico regularmente. O exercício físico ajuda a mente a se livrar dos problemas. Ele ajuda a liberar o estresse nos músculos.

  • Fazer respirações profundas. Reserve alguns minutos várias vezes ao dia para apenas sentar-se silenciosamente e respirar. Concentre-se no ar que entra e sai do seu corpo.

  • Conversar com pessoas queridas. Reserve alguns minutos por dia para se conectar com pessoas que fazem você se sentir apoiado.

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.
Powered by Krames by WebMD Ignite
About StayWell | Terms of Use | Privacy Policy | Disclaimer